ATIVIDADES HUMANITÁRIAS EM CURSO BENEFICIAM 1.000 FAMÍLIAS AFETADAS POR CATÁSTROFES

A Cruz Vermelha da Guiné-Bissau está a implementar atividades humanitárias de assistência a famílias afetadas por catástrofes naturais e provocadas pelo homem, ocorridas entre 2022 e 2025. A ação, apoiada pela Crescente Vermelha do Qatar e pelo Fundo do Qatar para o Desenvolvimento, visa beneficiar cerca de 1.000 famílias em seis regiões do país. O apoio inclui itens alimentares e não alimentares para responder a situações de incêndios, inundações, ventos fortes e seca.

EVENTO INTERNACIONALPARCERIA INTERNACIONALSOLIDARIEDADE

Direção de Comunicação de CVGB

1/13/20263 min ler

A Cruz Vermelha da Guiné-Bissau enquanto auxiliar das autoridades públicas no ambito humanitario, reconhecida de utilidade pública em 2 de dezembro de 1977, e tem como missão prevenir e aliviar o sofrimento humano em todas as circunstâncias, desde a sua criação, a Cruz Vermelha da Guiné-Bissau esta fortemento empenhada na implementação das atividades de preparação e respostas rápidas e eficazes ás emergências, tensões, catástrofes naturais e outras situações das crises humanitárias, a fim de ajudar, socorrer e proteger as pessoas que necessitam de assistência.

Nos ultimos anos, a Guiné-Bissau tem tido afetada pelas varias situações de acontecimento de catastrofes naturas e provocadas pelo homem, situações essas que provocou graves crises humanitarias com consequencias desastrosas para as centenass dos agragados familias e comunidades vulneraveis em todo o territorio nacional.

Sendo que, o Estado sozinho, não consegue dar cobertura a todas as necessidades da população em situação da crise humanitaria, e preocupado com a situação das familias vitimas que continuam a sofrer consequencias, e em especial as mais vulneraveis que se encontram nas zonas rurais, a Cruz Vermelha da Guiné-Bissau entra em ação, mobilizando como de sempre meios financeiros e materiais atraves do seu congenero do Crescente Vermelho de Qatar com o financiamento do Fundo do Qatar para o Desenvolvimento, para atender e colmatar as dificuldades das familias afetadas.

O projeto para minimizar o sofrimento das familias afetadas pelos diferentes tipos de catastrofes que aconteceu na Guiné-Bissau durante os anos 2022 e 2025 (incêndio, vento forte, inundação, seca e etc...), cerca de mil familias serão beneficiarias de um apoio que lhes permitirão minimizar o sofrimento pe recuperar dos danos causados pelo catastrofes.

O apoio será destinado às famílias sinistradas em seis regiões do país, designadamente Gabú, Bafatá, Bissorã, São Domingos, Biombo e Bolama, zonas frequentemente afetadas por fenómenos climáticos extremos.

Os apoios a serem doados sao composto de Itens alimentares (FI), (- Arroz, Óleo de cozinha, Feijão Cebola, Batata, Açúcar.) e Itens Não Alimentares (NFI), (Colchão de espuma, Chapas de zinco, Pregos, Lona, Tapetes, Utensílios de cozinha, Baldes de plástico, Painel solar, Mosquiteiros e Cordas) para 1000 familias vitimas de insendio, em Bafata, Gabu e Sao domingos (Djufunco), vento forte e inundacao em Biombo, Oio (Bissora) e Bolama Bijagos.

No âmbito desta iniciativa, uma delegação da Crescente Vermelha do Qatar e do Fundo do Qatar para o Desenvolvimento encontra-se no país para acompanhar o processo de implementação e distribuição da ajuda, que será executada no terreno pela Cruz Vermelha da Guiné-Bissau.

Falando à imprensa, a representante da Crescente Vermelha do Qatar, Maha Alshamari, informou que o projeto visa apoiar não só as famílias afetadas pelas tempestades, mas também a reabilitação de mercado que foram destruídas por incêndios.

Por sua vez, o presidente da Cruz Vermelha da Guiné-Bissau, Daniel Vieira, sublinhou a importância deste apoio para as comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade. Segundo o responsável, o projeto permitirá colmatar várias necessidades básicas das famílias afetadas.

“Esta ajuda vai preencher muitas lacunas resultantes das sinistralidades ocorridas entre 2022 e 2025, sobretudo na recuperação das casas, do mobiliário e no apoio alimentar”, garantiu.

O apoio insere-se no âmbito da parceria bilateral entre a Cruz Vermelha da Guiné-Bissau e a Crescente Vermelha do Qatar, através do Fundo do Qatar para o Desenvolvimento, no quadro do projeto intitulado “Fortalecimento da resiliência das comunidades vulneráveis a riscos recorrentes de desastres na Guiné-Bissau”, que tem como objetivo reforçar a capacidade de resposta e adaptação das comunidades face a futuros desastres naturais.